O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), apresentou os resultados parciais do Projeto Transformação LEAN nesta última terça-feira (28), como parte da segunda fase do “LEAN nas Emergências”.
Segundo a Prefeitura, com foco no Centro Cirúrgico, Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica, e Centros de Terapia Intensiva (CTIs), o projeto visa aumentar a eficiência, priorizando a segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.
A equipe do Hospital Sírio-Libanês (SP), composta pelo consultor-médico Raimundo Nonato Diniz R. Filho e pelo especialista em processos, Clécio Souza, realizou 10 visitas quinzenais à unidade hospitalar ao longo de seis meses. Durante esse período, foram implementadas ferramentas do LEAN, incluindo melhorias de processo, mapeamento de fluxo e análises diagnósticas, como Makigami, Kamishibai, Huddle no Centro Cirúrgico, Setup e Bate Mapa.
Algumas mudanças já são perceptíveis, como a capacitação da equipe, redução do tempo de higiene das salas do Centro Cirúrgico (SETUP) e diminuição nos atrasos no início das cirurgias. Clécio explicou que a ideia foi identificar oportunidades de melhoria, transformando o desperdício em capacidade.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments