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Projeto estudantil sobre agricultura quilombola ganha prêmio da Sudene

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Foto: Maria Clara

Os estudantes baianos de escolas públicas do estado seguem produzindo projetos importante para o desenvolvimento da Bahia, como o “A agricultura sustentável da Comunidade Quilombola da Lapinha do município de Igaporã”, desenvolvido por alunas do Colégio Estadual de Igaporã. Elas conquistaram o 1º lugar na Premiação de Projetos da Rede – ANPG/Sudene. O reconhecimento veio durante a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A pesquisa foi apresentada na 12ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (Feciba) e selecionada para a Etapa Estadual do Encontro Estudantil da Rede Estadual, em dezembro de 2024. Ela tem como foco as práticas agrícolas sustentáveis dessa comunidade. “Queremos que as pessoas conheçam a riqueza da cultura quilombola e percebam como o cultivo dos alimentos influencia o nosso cotidiano e o meio ambiente”, ressaltou Maria Clara Barros Guedes, de 17 anos, uma das autoras do projeto.

Segundo a Secretaria de Educação (SEC), a iniciativa nasceu a partir do Edital Makota Valdina, uma parceria da pasta com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com o objetivo de valorizar as culturas africana, afro-brasileira e indígena. Sob a orientação da professora Poliana Cardoso, a equipe formada por cinco estudantes se dedicou a pesquisas de campo e entrevistas com os agricultores.

MAIS OPORTUNIDADES

Para Maria Clara, a experiência foi transformadora e abriu portas para novas oportunidades. “O projeto me proporcionou grandes aprendizados sobre a cultura local e as técnicas agrícolas sustentáveis. A iniciação científica nas escolas é essencial, pois nos ensina desde cedo a estruturar pesquisas e a apresentar projetos, facilitando nosso ingresso na universidade. Nunca imaginei que ganharia esse prêmio na Bienal da UNE. Foi uma experiência incrível que levarei para a vida”, destacou.

De acordo com a SEC, o projeto reforça a importância dos investimentos da Educação da Bahia na pesquisa e no desenvolvimento estudantil, garantindo mais estudantes com oportunidade de transformar suas ideias em soluções inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades tradicionais.

com informações da SEC

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