A Bahia passa a ter um programa importante na vida de meninas e mulheres que menstruam e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza: o projeto Dignidade Menstrual, lançado nesta segunda (30), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), em parceria com a Secretaria de Educação.
Serão atendidas 206 mil estudantes da rede pública de ensino, que receberão um pacote com 10 unidades de absorventes descartáveis. As beneficiadas devem estar regularmente matriculadas na rede estadual, na faixa etária de 11 a 45 anos.
A dignidade menstrual é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma questão de saúde pública e de direitos humanos, indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. “Pessoa que menstrua precisa ser respeitada. Isso significa dar condições que elas tenham saúde menstrual. Estamos abordando inicialmente a distribuição dos absorventes na rede pública estadual para meninas, homens trans, pessoas não binárias, numa ação de parceria com a Secretaria da Educação e Secretaria de Administração Penitenciária”, disse a titular da SPM-BA Julieta Palmeira.
Segundo o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, a distribuição dos absorventes acontecerá em setembro, pelo período de 12 meses, mas a meta é incluir a ação no plano plurianual do governo do Estado. O investimento inicial será de R$ 4,5 milhões por ano e o projeto deve beneficiar ainda mulheres presas.
POBREZA MENSTRUAL
De acordo com o relatório de Pobreza Menstrual no Brasil, realizado pela Unicef, 35% das adolescentes e jovens já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, ou condições de cuidar da higiene menstrual. Uma em cada quatro jovens que menstruam já deixou de ir à escola por não ter absorvente.
O projeto conta ainda com confecção e distribuição de cartilha de educação menstrual, Kit dignidade íntima em caso de urgência, ajustes dos suprimentos para mulheres em privação de liberdade, envolve também a mobilização e apoio de empresas.
Com informações da SPM-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments