A RegiãoDestaques

Projeto da Uesc socializa saberes históricos do Sul e Extremo Sul

0

A sistematização e a socialização de saberes históricos é o principal objetivo do projeto “História em Múltiplos Olhares”, realizado em parceria pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No dia 29 de outubro, a abertura tem a exposição “A Batalha do Sequeiro de Espinho”. Será às 19 horas, através do canal ProexUneb no Youtube (AQUI).

O projeto aborda temáticas que tenham relação com a memória e a cultura histórica de comunidades da zona de inserção das universidades parceiras, localizadas nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.

“História em Múltiplos Olhares” tem como proposta a realização de exposições histórico-culturais, como ação de extensão universitária, coordenado pelas professoras Thaís Vinhas (Uneb) e Janete Macedo (Uesc), com o apoio do Grupo de Estudo em História e Memória de Itajuipe (Gehita).

A exposição “A Batalha do Sequeiro de Espinho” rememora o episódio ocorrido entre os anos de 1918 e 1919, em torno da disputa pelas terras localizadas na área geográfica denominada por “Sequeiro de Espinho”, a partir do cruzamento de diferentes fontes históricas.

Ela envolveu vários acontecimentos e personagens que se relacionam com a formação e a consolidação da região cacaueira baiana como espaço geográfico: disputas políticas e territoriais, fraudes judiciais, sangue, morte, jagunços e coronéis.

Com informações da Uesc

Compartilhe no WhatsApp

USP planeja teste de transplante de rim de porco para humano

Previous article

Itabuna libera eventos com até 1.500 pessoas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *