A sistematização e a socialização de saberes históricos é o principal objetivo do projeto “História em Múltiplos Olhares”, realizado em parceria pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No dia 29 de outubro, a abertura tem a exposição “A Batalha do Sequeiro de Espinho”. Será às 19 horas, através do canal ProexUneb no Youtube (AQUI).
O projeto aborda temáticas que tenham relação com a memória e a cultura histórica de comunidades da zona de inserção das universidades parceiras, localizadas nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
“História em Múltiplos Olhares” tem como proposta a realização de exposições histórico-culturais, como ação de extensão universitária, coordenado pelas professoras Thaís Vinhas (Uneb) e Janete Macedo (Uesc), com o apoio do Grupo de Estudo em História e Memória de Itajuipe (Gehita).
A exposição “A Batalha do Sequeiro de Espinho” rememora o episódio ocorrido entre os anos de 1918 e 1919, em torno da disputa pelas terras localizadas na área geográfica denominada por “Sequeiro de Espinho”, a partir do cruzamento de diferentes fontes históricas.
Ela envolveu vários acontecimentos e personagens que se relacionam com a formação e a consolidação da região cacaueira baiana como espaço geográfico: disputas políticas e territoriais, fraudes judiciais, sangue, morte, jagunços e coronéis.
Com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments