A Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), da Colômbia, escolheu como referência de desenvolvimento rural sustentável as ações estruturantes desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que favorecem a agricultura familiar e gera renda para as famílias agricultoras.
O reconhecimento, também por representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR), foi feito durante Missão Técnica, na sede da CAR. “São R$ 3,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado na agricultura familiar nos últimos anos e estamos de portas abertas para passar as nossas experiências de desenvolvimento rural para os representantes da Colômbia. É mais uma visita enriquecedora também para a continuidade das nossas políticas públicas”, disse o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Presidente da ADR, Luis Higuera, considerou positivo o intercâmbio com a Bahia. “Na Colômbia, estamos buscando mais ações pela inclusão produtiva dos agricultores e viemos conhecer a experiência da Bahia desde a manifestação de interesse dos editais até o acesso aos mercados”, afirmou.
ESTADO REFERÊNCIA
Representante da Colômbia no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira destacou o estado como referência na agricultura familiar. “A Bahia é um dos estados mais importantes do Brasil quando o assunto é agricultura familiar, por tudo o que já tem feito pela promoção do desenvolvimento rural nos últimos 16 anos. Por isso, estamos aqui para conhecer um pouco mais essa estrutura e as ações que vem sendo realizadas”, destacou.
Segundo o gerente do projeto Bahia Produtiva pelo Banco Mundial, Erivhelton Lima, “a Bahia é uma referência muito exitosa na construção e, principalmente, nas ações práticas de desenvolvimento rural, de cooperativismo, associativismo, assistência técnica e extensão rural e acesso a mercados. Essa experiência é essencial para ser compartilhada com outros estados e países”.
Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso; o gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida; o segundo secretário da Embaixada da Colômbia no Brasil, Daniel Moreno; e o especialista sênior em Agricultura Familiar e Mercados inclusivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Colômbia, Marcos Fazzone.
com informações da CAR
Compartilhe no WhatsApp
Comments