DestaquesGeral

Projeto baiano desenvolvido pela CAR é escolhido pela Colômbia

0

A Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), da Colômbia, escolheu como referência de desenvolvimento rural sustentável as ações estruturantes desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que favorecem a agricultura familiar e gera renda para as famílias agricultoras.

O reconhecimento, também por representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR), foi feito durante Missão Técnica, na sede da CAR. “São R$ 3,5 bilhões investidos pelo Governo do Estado na agricultura familiar nos últimos anos e estamos de portas abertas para passar as nossas experiências de desenvolvimento rural para os representantes da Colômbia. É mais uma visita enriquecedora também para a continuidade das nossas políticas públicas”, disse o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Presidente da ADR, Luis Higuera, considerou positivo o intercâmbio com a Bahia. “Na Colômbia, estamos buscando mais ações pela inclusão produtiva dos agricultores e viemos conhecer a experiência da Bahia desde a manifestação de interesse dos editais até o acesso aos mercados”, afirmou.

ESTADO REFERÊNCIA

Representante da Colômbia no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira destacou o estado como referência na agricultura familiar. “A Bahia é um dos estados mais importantes do Brasil quando o assunto é agricultura familiar, por tudo o que já tem feito pela promoção do desenvolvimento rural nos últimos 16 anos. Por isso, estamos aqui para conhecer um pouco mais essa estrutura e as ações que vem sendo realizadas”, destacou.

Segundo o gerente do projeto Bahia Produtiva pelo Banco Mundial, Erivhelton Lima, “a Bahia é uma referência muito exitosa na construção e, principalmente, nas ações práticas de desenvolvimento rural, de cooperativismo, associativismo, assistência técnica e extensão rural e acesso a mercados. Essa experiência é essencial para ser compartilhada com outros estados e países”.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso; o gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida; o segundo secretário da Embaixada da Colômbia no Brasil, Daniel Moreno; e o especialista sênior em Agricultura Familiar e Mercados inclusivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Colômbia, Marcos Fazzone.

com informações da CAR

Compartilhe no WhatsApp

Desenvolvimento urbano de Itabuna em debate na Conferência da Cidade

Previous article

Serviços de zeladoria avançam em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *