Grande termômetro da economia e de como anda a vida da população, o consumo nos lares brasileiros encerrou o primeiro semestre em alta de 2,47%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Na comparação junho ante maio, a alta foi de 0,55%. Em relação a junho de 2022, alta de 6,96%. Os indicadores são deflacionados IPCA medido pelo IBGE e o levantamento considera todos os formatos e canais operados pelos supermercados.
“Registramos um consumo consistente e gradual até o fim do semestre favorecido pelo recuo do desemprego, de reajustes salariais, da consolidação dos programas de transferência de renda. Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente, pois há datas importantes que incentivam o consumo como o Dia dos Supermercados, a Black Friday e as festas de fim de ano”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
PROGRAMAS E POLÍTICAS SOCIAIS
A ABRAS aponta que o resultado tem relação com os R$ 85,4 bilhões em recursos dos programas de transferência de renda do governo federal: Bolsa Família, Primeira Infância (a partir de março) e o Benefício Variável Familiar (a partir de junho) e os Auxílios Gás pagos em fevereiro (R$ 112,00), abril (R$ 100,00) e junho (R$ 109,00). Além da ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640,00.
Outros fatores relacionados às políticas do governo também ajudaram, como os reajustes do salário-mínimo em janeiro (7,42%) e em maio (1,40%); os reajustes das bolsas da educação CAPES e CNPQ (R$ 2,4 bi); e os reajustes dos servidores civis do Poder Executivo (R$ 11,2 bi). Além disso, teve o resgate do PIS/Pasep (R$ 20,2 bi); o pagamento dos lotes residuais de Imposto de Renda 2022 (R$ 618 mi); os pagamentos do 1º e 2º lotes de Restituição do Imposto de Renda (R$ 15 bi); os pagamento de precatórios (R$ 31,1 bi); E a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS (R$ 62,6 bi).
BOM CENÁRIO
A entidade vê um bom cenário no segundo semestre, com recursos que vão entrar na economia: pagamento do 13º dos trabalhadores com carteira assinada; pagamento de três lotes de restituições do Imposto de Renda 2023; e a manutenção dos programas de transferência de renda. Tudo isso terá efeito no consumo das famílias.
Os consumidores terão ainda ofertas e ações comemorativas do Dia dos Supermercados (11 de novembro) e datas que tradicionalmente impulsionam o consumo: Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo.
com informações da ABRAS / imagem: Nicelocal
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