Lançado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) de Ilhéus, nesta quarta (23), o programa Mais Cacau vai transferrir renda direto para a mão do homem e da mulher do campo, visando melhorar a vida dos agricultores. A secretária Soane Galvão assinou o decreto que instituiu o programa e a portaria de nomeação do corpo técnico, além de destinar um trator para a Associação dos Pequenos Produtores da Região do Riachão de Piaçaveira, contemplando 39 famílias.
“Hoje realizamos algo histórico em Ilhéus, pois conseguimos reunir os produtores com os vários segmentos de nossa cadeia produtiva. O prefeito Mário Alexandre traz essa iniciativa para elevar a qualidade de vida da população com transferência de renda por meio da agricultura. Isso, com estratégias para melhorar o rendimento das plantações e a qualidade das amêndoas do cacau. Ofertaremos cursos teóricos e práticos, capacitação e assistência técnica a custo zero, trazendo novas práticas de manejo e técnicas adequadas para recuperar as nossas lavouras e combater doenças”, explicou Soane Galvão.
Participaram do evento vereadores, representantes de entidades rurais, imprensa e sociedade civil. O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidório Gesteira, parabenizou o governo. “A gente precisa retornar ao campo com apoio técnico, porque a agricultura é a maior geradora de emprego e alavanca o município de Ilhéus”, afirmou.
Para Cristiano Vilela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e secretário do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, o Mais Cacau transforma vidas: “É uma grande oportunidade. Reforçamos o nosso compromisso em ajudar o programa a mudar a vida do produtor”.
PARCERIA
Um amplo estudo realizado pelo Sebrae e parceiros revelou que o melhor caminho, e mais rápido, para o Sul da Bahia resgatar a riqueza que já teve, é a produção de uma amêndoa de qualidade, explica a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. “Estejamos atentos e comprometidos com esse programa, que dará condição de melhorar a renda e possibilitar o emprego”, disse.
O Produzir Mais Cacau acontece por meio de uma parceria do município de Ilhéus via convênio com os Bancos do Brasil e do Nordeste, instituições como o SEBRAE, SENAR, BAHIATER, e a Dengo Chocolates.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments