Lançado nesta quarta (1), pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Programa de Aprendizagem Profissional já possibilita a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, por empresas baianas.
Pelo programa, os estudantes serão inseridos no mercado de trabalho com a proposta que alia a prática à formação profissional. Já foram contratados por oito empresas mais de 100 estudantes do curso técnico em Administração, na modalidade Médio Integrado do CEEP.
“A partir deste programa, nós, estudantes, teremos a oportunidade de lançar o nosso olhar ao empreendedorismo e à intervenção social, bem como fomentar mudanças no contexto em que estamos inseridos. Somos imensamente gratos pela oportunidade de iniciar a primeira turma do Aprendiz Profissional e tudo faremos para corresponder às expectativas depositadas em nós”, afirmou a estudante contratada Mariana Silva Barros.
CARTEIRA ASSINADA E DIREITOS
O programa dura 15 meses, sendo quatro de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho, com carga-horária de 1.316 horas. Os jovens aprendizes serão remunerados pelo tempo de formação e atuação, com carteira assinada e direitos garantidos, como a auxílio transporte.
“Este programa é mais uma oportunidade que se soma a um conjunto de políticas públicas adotadas pelo governo, visando a formação e a inserção cidadã dos estudantes no mundo do trabalho, a exemplo do programa Educar para Trabalhar”, disse o subsecretário da Educação, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, lembrando que o programa tem a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb), e do Itaú Educação e Trabalho (IET).
Participaram do lançamento a superintendente interina de Educação Profissional e Tecnológica, Elisabete Costa; a diretora do CEEP Severino Vieira, Juçara Santos; Marcelo Gavião, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre; e Taís Arruti, auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho.
Com informações da Secretaria da Educação
Compartilhe no WhatsApp
Comments