A professora Maria do Carmo Rebouças Ferreira da Cruz, docente na área de Direito e vinculada ao Centro de Formação em Tecnologias Sociais e Políticas Públicas (PopTecs/UFSB), fez parte do corpo de jurados da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Este novo formato do famoso certame literário nacional, criado há 66 anos, é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
O Prêmio Jabuti Acadêmico, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é estruturado em dois eixos principais: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias acadêmicas específicas. Cada categoria possui três jurados responsáveis por selecionar os premiados. A divulgação do resultado parcial e a composição das listas de jurados ocorreram neste mês, com a premiação concedida na terça-feira (06).
Na categoria de Direito, a professora atuou ao lado da professora Bianca Tavolari (FGV) e do professor Andreas Krell (UFAL), avaliando mais de 170 obras inscritas. Maria é autora de diversos livros e artigos nas áreas de Direito Constitucional, Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Relações Raciais, Direitos Humanos e Administração Pública. Ela possui um doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília, além de ser especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da UnB e em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Na UFSB, além de exercer a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria do Carmo está vinculada a dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) e o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES). Seus principais focos de pesquisa incluem o Constitucionalismo Crítico e decolonial, bem como o pensamento negro contemporâneo e antirracista.
Compartilhe no WhatsApp
Comments