A RegiãoDestaques

Professora da UFSB Integra júri do Prêmio Jabuti Acadêmico

0

A professora Maria do Carmo Rebouças Ferreira da Cruz, docente na área de Direito e vinculada ao Centro de Formação em Tecnologias Sociais e Políticas Públicas (PopTecs/UFSB), fez parte do corpo de jurados da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Este novo formato do famoso certame literário nacional, criado há 66 anos, é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O Prêmio Jabuti Acadêmico, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é estruturado em dois eixos principais: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias acadêmicas específicas. Cada categoria possui três jurados responsáveis por selecionar os premiados. A divulgação do resultado parcial e a composição das listas de jurados ocorreram neste mês, com a premiação concedida na terça-feira (06).

Na categoria de Direito, a professora atuou ao lado da professora Bianca Tavolari (FGV) e do professor Andreas Krell (UFAL), avaliando mais de 170 obras inscritas. Maria é autora de diversos livros e artigos nas áreas de Direito Constitucional, Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Relações Raciais, Direitos Humanos e Administração Pública. Ela possui um doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília, além de ser especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da UnB e em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Na UFSB, além de exercer a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria do Carmo está vinculada a dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) e o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES). Seus principais focos de pesquisa incluem o Constitucionalismo Crítico e decolonial, bem como o pensamento negro contemporâneo e antirracista.

Compartilhe no WhatsApp

Abastecimento de água interrompido em bairros de Ilhéus

Previous article

Grupo Vozes anuncia espetáculo “Malva Rosa” no Teatro Municipal de Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *