A RegiãoDestaques

Professora da UFSB ganha bolsa internacional para estudar mudanças climáticas

0
Foto: UFSB

Professora do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da UFSB, Lourivânia Soares Santos está entre os pesquisadores selecionados com bolsas internacionais para desenvolver estudos sobre a incidência das mudanças climáticas no patrimônio cultural e na qualidade de vida das comunidades.

A iniciativa é do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e do Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD). As instituições criaram o Observatório Internacional de Perdas e Danos. Na segunda (9), foram anunciados os 25 ganhadores da Bolsa Memorial Saleemul Huq, que apoia especialistas na captura dessas informações. São representantes da Ásia, África, Pacífico, Caribe e América Latina, que se concentrarão em desenvolver evidências e soluções locais para os desafios climáticos.

O mundo tem urgência em abordar os impactos das mudanças climáticas, com foco especial nas perdas e danos enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas. Até agora, o foco tem sido calcular as repercussões econômicas do risco climático. Seus impactos mais amplos e os custos ocultos resultantes das mudanças climáticas — como a perda do patrimônio cultural — são menos compreendidos e mais difíceis de quantificar.

A professora Lourivânia Soares é jornalista, mestre e doutora em Cultura e Sociedade, e tem desenvolvido suas pesquisas com foco no semiárido ao longo da vida acadêmica. Em 2023, foi selecionada pelo Centro Global de Adaptação (GCA) e pela Rede de Conhecimento sobre Clima e Desenvolvimento (CDKN) para fazer parte da segunda edição da publicação Histórias de Resiliência e Adaptação, lançada durante a Cop 28, em Dubai.

com informações da UFSB

Compartilhe no WhatsApp

De olho na agenda dos candidatos a prefeito de Itabuna

Previous article

Governador Jerônimo e Caixa debatem investimentos do banco na Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *