A jornalista, documentarista e professora Joana Brandão, do Centro de Formação em Artes e Comunicação, está prestes a lançar seu primeiro livro autoral, intitulado “Cartas dos Sertões”. A obra, que reúne poemas escritos ao longo dos últimos cinco anos, marca a estreia da autora no universo da literatura.
Joana nasceu em Jequié, no sudoeste da Bahia, e construiu uma sólida trajetória acadêmica, com graduação em Jornalismo pela UFBA, mestrado em Jornalismo pela UFSC e doutorado em estudos de gênero também pela UFBA. Em sua obra, o eu lírico, Madalena Logrado, é inspirado em suas ancestrais: Madalena, sua bisavó indígena, e Maria Enedina Nunes Logrado, avó materna, cujos sobrenomes não foram transmitidos às gerações seguintes.
“Madalena Logrado significa o resgate de heranças e vozes que se apagaram ao longo das gerações, mas que trazem um sentido e uma força que ainda guardamos”, explica Joana.
O livro, que conta com prefácio da artista Raiça Bomfim e orelha da escritora Lucila Losito, será publicado pela Editora Libertinagem. A capa, uma xilogravura criada pela artista visual Catarina Dantas, reforça a conexão da obra com a cultura nordestina. Atualmente em pré-venda até 8 de dezembro, os exemplares podem ser adquiridos com desconto. Como incentivo, a autora propôs uma meta: se 100 exemplares forem vendidos no período, cada apoiador receberá um livro adicional para presentear alguém, além de ter o nome registrado nos agradecimentos do livro impresso.
com informações da UFSB
Compartilhe no WhatsApp
Comments