A professora e pesquisadora Deborah Faria, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), será palestrante no Partnership Meeting da World Cocoa Foundation (WCF), evento global de sustentabilidade do cacau. O encontro acontecerá em São Paulo, nos dias 19 e 20 de março de 2025, com o tema “Nosso Futuro: Resiliência por meio da Sustentabilidade”, reunindo especialistas internacionais para discutir práticas sustentáveis na produção de cacau.
Segundo a universidade, a atuação da Dra. Deborah Faria é focada na biodiversidade do bioma Mata Atlântica, especialmente no Sul da Bahia, onde a presença de florestas nativas e agroflorestas de cacau, conhecidas como cabrucas, sustenta grande parte da fauna local. Segundo a pesquisadora, esses sistemas agroflorestais são fundamentais não apenas para a produção de cacau, mas também para manter serviços ecossistêmicos essenciais e preservar até dois terços da fauna nativa da região.
As cabrucas, afirma a professora, são essenciais para a resiliência do cacau diante das mudanças climáticas, sendo um modelo de cultivo que alia produção e conservação ambiental. “Esses sistemas de cabruca devem ser valorizados não apenas pelos alimentos que produzem, mas pelos serviços ecossistêmicos essenciais que fornecem”, destaca a pesquisadora.
Com informações da UESC
Compartilhe no WhatsApp
Comments