É da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) um dos cientistas mais influentes do mundo: o professor Daniel Piotto, do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). Ele aparece na edição 2024 do World’s Top 2% Scientists. Organizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), a lista é elaborada a partir da compilação de informações da base de dados Scival, da Elsevier, uma das principais editoras científicas do mundo.
Daniel Piotto atua gerindo o Centro no aspecto administrativo e acadêmico. Também desenvolve pesquisas sobre florestas na região da Mata Atlântica e coopera com esforços científicos internacionais a partir do Sul da Bahia, contribuindo para estudos amplos sobre biodiversidade, regeneração florestal, conservação de espécies de árvores ameaçadas de extinção, ecologia e silvicultura de espécies nativas.
O professor coordena o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Sivicultura de Espécies Nativas do Brasil (PPD-SEN), em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia. Em setembro, participou da New York Climate Week, apresentando os primeiros resultados do programa no evento “Supertrees for a Sustainable Future” organizado pelo Jardim Botânico de Nova York e Bezos Earth Fund.
Em outubro, na França, apresentou as diretrizes e detalhes do PPD-SEN para a FAO (Organização das Nações Unidas), incluindo os avanços no estabelecimento de áreas experimentais na Amazônia e Mata Atlântica, e as mais recentes publicações técnicas e científicas do PPD-SEN que trazem informações relevantes para empreendimentos florestais focados em árvores nativas do Brasil.
com informações da UFSB
Compartilhe no WhatsApp
Comments