No painel “Cidades Sustentáveis: Inovação e Cidadania no Caminho da Gestão Eficiente”, realizado durante o Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades, o professor Jauberth Weyll Abijaude, diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), destacou a importância da transformação digital nos serviços públicos brasileiros.
Durante sua apresentação, o professor apontou que a infraestrutura de serviços sociais digitais facilita o acesso da população a diversas funcionalidades, como emissão de documentos, agendamentos de consultas médicas e sistemas escolares, diretamente por dispositivos móveis.
“A digitização traz agilidade e conforto aos cidadãos, eliminando filas e reduzindo deslocamentos, além de melhorar a eficiência administrativa”, explicou Abijaude. Ele ressaltou que os sistemas digitais integrados tornam os processos mais rápidos e menos suscetíveis a erros, atendendo, simultaneamente, às exigências federais e estaduais de geração de índices e relatórios automáticos.
Embora os benefícios da digitalização sejam evidentes, Abijaude destacou os desafios enfrentados por municípios menores, especialmente os custos iniciais de implantação das tecnologias. Para superar essas barreiras, ele sugeriu a adoção de modelos colaborativos, como associações municipais.
Com informações da Uesc
Comments