Muito aguardado, o anúncio da implantação da montadora chinesa BYD em Camaçari aconteceu, nesta terça (20), no Farol da Barra, ao som das banda Afro City, de Camaçari, Didá, YIlê Aiyê e Olodum. Stella Li, vice-presidente global da empresa, que instalará a fábrica de veículos elétricos, disse que a estimativa é que gere 5 mil empregos na Bahia.
A BYD negocia para ocupar a antiga fábrica da Ford, fechada em 2021. Serão investidos R$ 3 bilhões para a instalação. A montadora chegou ao país em 2014, e tem duas fábricas em Campinas (São Paulo) e outra em Manaus (Amazonas).
“Não é qualquer investimento, não é apenas uma fábrica, é um novo modelo como exigência do novo mundo, com energia sustentável e renovável. A expectativa é de que o polo industrial inicie a produção no segundo semestre de 2024”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT), lembrando que o presidente havia estado na Bahia recentemente, mas garantiu que estará aqui no primeiro lançamento de carro. “Ele está de olho, junto com o ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad para que tudo seja feito de forma correta”, ressaltou.
INÍCIO DA PRODUÇÃO
Segundo a BYD, a produção dos veículos elétricos deve começar no último trimestre de 2024 na Bahia. A projeção foi feita por Alexandre Baldy, representante da asiática no Brasil. Ele garante que o local escolhido para a implantação da fábrica é Camaçari, mas ainda não confirma se a antiga planta da Ford será utilizada, pois ainda há tratativas com a montadora norte-americana.
O evento teve a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), deputados federais e estaduais, vereadores e dirigentes da Federação dos Metalúrgicos da Bahia e do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments