Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia se prepara para o plantio da safra 2022/2023, a partir de 1º de novembro e com um calendário diferenciado para algumas microrregiões específicas. As datas se referem aos dias imediatos após o término do período de vazio sanitário, definido pela legislação estadual, para a cultura do produto.
De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a previsão é de produção de 587 mil toneladas de pluma, numa área de 308 mil hectares, com produtividade média de, aproximadamente, 1,9 mil quilos de pluma por hectare. Os números foram divulgados no 1º Levantamento de Intenção de Plantio, apresentados, esta semana, durante reunião virtual da Câmara Setorial do Algodão e Derivados, da qual participam diversos elos da cadeia produtiva da fibra, como a indústria têxtil e exportadores.
A área prevista é semelhante à consolidada em 2021/2022, quando a Bahia plantou 309 mil hectares. Já a produção esperada, segundo o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, deverá ser 12,4% maior que a obtida neste ciclo, que foi de 523 mil toneladas de pluma, se a produtividade esperada para 2022/2023 se confirmar.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments