Após a Petrobras reduzir os preços dos combustíveis nas refinarias, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) quer os Procons estaduais e municipais monitorando os postos de combustíveis. Isso para verificar se a redução da venda de gasolina e diesel foi repassada aos consumidores.
Em nota divulgada, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que “o monitoramento é fundamental para assegurar que essa redução chegue aos consumidores”. Ele citou notícias veiculadas na imprensa sobre estabelecimentos que teriam aumentado de forma suspeita preços antes de a Petrobras anunciar a queda.
Segundo Damous, esses estabelecimentos serão devidamente fiscalizados. “Não aceitaremos que postos se valham de fraude para aumentar os preços hoje e dizerem que reduziram amanhã. Esses postos estarão sob a nossa fiscalização e sanções serão aplicadas em caso de fraude. Se necessário, adotaremos medidas adicionais para proteger os direitos dos consumidores e garantir a concorrência justa no mercado de combustíveis”, destacou.
A Senacon quer um levantamento detalhado dos preços dos combustíveis em postos de diversas regiões. A ideia é identificar aumentos abusivos e eventuais “práticas irregulares que prejudiquem os consumidores”.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments