Com as proximidades da Black Friday, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (PROCON) de Itabuna, como em anos anteriores, realiza uma campanha de orientação para a população. A ideia é observar ofertas tentadoras e evitar golpes contra a economia popular.
“É preciso ter muito cuidado com as ações de golpistas que se aproveitam muitas vezes da falta de informação e até mesmo distração do consumidor na hora da compra”, diz a coordenadora do órgão, Cláudia Loup.
Ela alerta que, nas compras feitas em lojas físicas, não é assegurado direito ao arrependimento. A troca de produtos só é permitida para o caso de vício (produtos com defeito oculto ou de difícil percepção).
Veja mais as informações:
• Compras fora do estabelecimento: direito de arrependimento independente de vício; ter atenção ao prazo de entrega e a qualidade dos serviços (prazo de desistência e devolução 7 dias a contar do recebimento do produto); o não recebimento implica em reembolso e perdas e danos;
• Observar se o prazo estipulado pela empresa para a entrega é viável, custo do frete e anotar e fotografar os dados da compra e número de pedido;
• Se informe sobre a política de troca do fornecedor;
• Observar e comparar preços do mesmo produto em outros fornecedores e também em ocasião fora do anúncio Black Friday para saber se a propaganda é enganosa acerca da porcentagem de desconto ofertada.
Mesmo se a pessoa se sentir lesada ou passar por alguma situação de golpe, deve se dirigir até a sede do PROCON, na Praça Olinto Leone. Maiores informações pelo Instagram @proconitabuna e pelo telefone (73) 3613-5210.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments