DestaquesGeral

Primeiro ninhal de dinossauros é encontrado no Brasil

0

Cerca de 20 ovos de dinossauros foram encontrados por pesquisadores em uma mina de calcário desativada na zona rural de Uberaba (MG). É o primeiro ninhal descoberto em território brasileiro, onde fêmeas dos dinossauros herbívoros conhecidos como titanossauros tinham filhotes há 80 milhões de anos. O feito foi publicado na Scientific Reports, do grupo Nature, na quinta (24).

Até agora, só haviam sido recuperados no Brasil alguns ovos isolados, fazendo desse o primeiro sítio de nidificação de dinossauros encontrado no país. Os materiais encontrados foram submetidos a exames de tomografia computadorizada, mas não foram achados vestígios de embriões dentro deles. Segundo o estudo, os ovos estavam juntos, no que parece ter sido a ninhada original.

O primeiro fóssil de Uberaba foi formalmente descrito em 1951: um ovo esférico atribuído a um dinossauro titanossauro. Esse primeiro achado alavancou as pesquisas paleontológicas no município, que vieram a torná-lo uma referência internacional no estudo de vertebrados fósseis do Período Cretáceo.

Estiveram diretamente envolvidos nas pesquisas desse achado o geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Carlos Borges Ribeiro, e o professor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (Icene/UFTM), Thiago da Silva Marinho, além de representantes do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas argentino (Conicet); da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba; do Instituto de Biología de la Conservación y Paleobiología (Ibicopa); da Unicamp; da USP; da Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu); da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri); da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Escola Estadual Presidente João Pinheiro.

com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Refinaria na Bahia “enche o bolso” com novo aumento de combustíveis

Previous article

Pesquisa: 81% acham que redes sociais devem excluir fake news imediatamente

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *