O jornalista da Revista Fórum, Julhinho Bittencourt, fez um levantamento de alguns dados eleitorais positivos para o campo democrático de esquerda. A principal é que o ex-presidente Lula (PT) venceu o primeiro turno com cerca de seis milhões de votos de vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL), com o orçamento secreto fazendo a festa.
Segundo Bittencourt, o PT foi o partido que mais elegeu governadores no primeiro turno: Elmano de Freitas no Ceará, Rafael Fonteles no Piauí e Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte. Outros quatro candidatos disputam o segundo turno: Fernando Haddad em São Paulo, Jerônimo Rodrigues na Bahia, Décio Lima em Santa Catarina e Rogério Carvalho em Sergipe.
Mais partidos do campo tiveram bons resultados. Carlos Brandão (PSB) foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno. Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo, João Azevedo (PSB) na Paraíba e Marília Arraes (Solidariedade) em Pernambuco ainda disputam o segundo turno.
Observando a Câmara Federal, o PT saiu de 56 para 76 deputados e o PSOL elegeu a maior bancada da sua história: 14 deputados federais. Guilherme Boulos teve mais de um milhão de votos em São Paulo e agora vai ocupar Brasília. São Paulo elegeu Erica Hilton e Minas Gerais consagrou Duda Salabert, duas mulheres trans novas deputadas. Fabio Felix do PSOL foi o mais votado para a câmara legislativa do DF.
Compartilhe no WhatsApp
Comments