DestaquesPolítica

Primeira mulher a presidir México, Claudia Sheinbaum avisa: “É presidenta”

0
Foto: Alfredo ESTRELLA / AFP

Com a presença do presidente Lula, Claudia Sheinbaum tomou posse nesta terça (1º) como a primeira mulher a presidir o México na história. E já chegou destacando a questão de gênero e pedindo para ser chamada de presidenta. “Sabemos que nós, mulheres, podemos ser presidentas […] chamemos presidenta, com ‘A’ no final, como advogada, cientista, soldada, doutora, professora e engenheira. Como nos ensinaram, só o que se nomeia existe”, afirmou.

Claudia Sheinbaum é de esquerda e filiada ao Movimento de Regeneração Nacional (MORENA), partido de López Obrador, conhecido como AMLO, que goza de grande popularidade. Ela é cientista política e engenheira ambiental.

No discurso, ela também falou sobre a anulação do papel das mulheres na política. “Por muito tempo, nós, mulheres, fomos anuladas, nos contaram desde que éramos crianças uma versão da história que buscou nos fazer acreditar que os avanços da humanidade eram protagonizados por homens. Mas, pouco a pouco, essa visão se reverteu”, disse.

A nova presidenta do México destacou a figura do ex-presidente López Obrador e o papel de seu governo no combate à pobreza e à fome. “Nos últimos seis anos, 9,5 milhões de mexicanos saíram da pobreza, não foram aumentados impostos, reduzimos as desigualdades, o endividamento encolheu, o desemprego diminuiu e temos recorde de investimento estrangeiro”, frisou.

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

URGENTE! Irã ataca Israel com centenas de mísseis balísticos

Previous article

Outubro Rosa: Itabuna e Ilhéus contempladas na oferta de 30 mil mamografias gratuitas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *