Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Polícia Civil da Bahia, realizada entre 07 e 16 de março, recuperou 113 carros “clonados. A Operação Orizon ocorreu simultaneamente nas regiões Oeste e do Sul da Bahia.
Na primeira fase, buscou-se o nivelamento técnico entre os agentes de maneira preparatória para os passos seguintes. Na segunda fase, as ações operacionais contaram com equipes mistas que atuaram de forma síncronizada, em diversas cidades baianas, realizando a identificação de diversos modelos de veículos.
Com a clonagem de veículos, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. O carro recebe placas de outro veículo e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular passa a receber multas de trânsito e pontos na carteira (CNH) por infrações relacionadas ao veículo clonado. Em algumas situações o proprietário paga as multas sem ter conhecimento real do cometimento da infração.
A operação constatou outras modalidades de crimes, como veículos apresentando o registro simples de furto/roubo do veículo, passando para casos de documentos falsos, que dificultam a identificação e por isso exigem uma fiscalização minuciosa por parte dos policiais, e chegando nas situações de receptação.
De acordo com os policiais, muitos dos veículos foram negociados em sites por valores inferiores ao preço real. Ai surge a terceira vítima em potencial, o comprador que, inadvertidamente, passa a ter a posse do veículo clonado e pode responder por receptação.
Os resultados da operação:
● 104 ocorrências Policiais
● 64 pessoas Detidas
● 113 veículos Recuperados
● 04 armas de fogo apreendidas
● 44 munições apreendidas
● 9,5 KG de drogas apreendidas
com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments