DestaquesEconomia

Presidentes do G20 apoiam taxação global de 15% para grandes empresas

0

Uma das decisões da reunião das 20 maiores economias do mundo foi aprovada no sábado (30): a criação de um imposto global único de 15% para as grandes empresas. A medida visa desestimular a evasão de recursos para paraísos fiscais. O acordo foi formalizado neste domingo, no final da reunião do G20, realizada em Roma.

Essa taxação havia sido aprovada pelos ministros de Finanças do G20 em julho, após 136 países assinarem um acordo mediado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Assim, a partir de 2023, todos os países tributarão os lucros internacionais das empresas em pelo menos 15%. Quem continuar a aplicar impostos mais baixos serão retaliados.

Segundo a OCDE, cerca de US$ 150 bilhões devem ser arrecadados por ano. Atualmente, multinacionais que apuram grandes lucros em áreas como licenciamento de marcas e propriedade intelectual transferem os recursos para subsidiárias em paraísos fiscais, onde pagam pouco ou nenhum imposto. Cada país terá de ratificar individualmente o novo acordo.

Presidente do G20, o primeiro-ministro italiano Mario Draghi classificou a medida como um acordo histórico para um sistema tributário mais justo e equitativo.

Com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Mesmo com liminares e divergências, caminhoneiros prometem greve nesta segunda

Previous article

TSE seleciona “hackers” para testar segurança das urnas eletrônicas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *