Em reunião ministerial no Palácio do Planalto, nesta terça (14), o presidente Lula (PT) debateu o anúncio do novo programa Mais Médicos, provavelmente na semana que vem.
Criado em 2013, no governo Dilma (PT), o programa visa aumentar o número de médicos em áreas deficitárias, deve voltar com foco em profissionais brasileiros e terá novo nome. “O programa será ampliado, incluindo a formação de especialidades na atenção básica. Vamos elevar a oferta de serviços não apenas de forma quantitativa como qualitativa”, disse Lula
Segundo o presidente, a inclusão de médicos estrangeiros está sendo definida. “Mas, a prioridade será para os brasileiros. Nós vamos voltar, dentro desse escopo, a fazer a validação de brasileiros que se formaram no exterior”, afirmou.
NÚMEROS POSITIVOS
Durante sua existência, o “Mais Médicos” garantiu 18.240 médicos em 4.058 municípios (73% das cidades brasileiras) e nos 34 distritos de saúde indígenas. Assegurou atendimento a 63 milhões de brasileiros que não contavam com atendimento médico e encontraram atendimento nas unidades de saúde próximas de suas casas.
Foram mais consultas a médicos preparados para cuidar de toda a família e com capacidade de resolver 80% dos problemas que levam as pessoas a procurar atendimento. Teve mais acompanhamento de pré-natal, de pacientes com doenças crônicas e problemas relacionados à saúde mental, da saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, entre outros.
com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments