Se tem algo no atual governo produzido em grande escala são as condecorações concedidas pelas Forças Armadas. Levantamento do Estadão mostra que, nos últimos três anos, receber homenagens militares virou rotina de ministros, assessores, familiares e políticos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Marinha, Exército, Aeronáutica e o Ministério da Defesa já condecoraram ministros e ex-ministros de Estado ao menos 115 vezes.
Os ministros mais homenageados são Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Paulo Guedes (Economia) e o ex-ministro da Justiça André Mendonça: cada um recebeu sete medalhas desde janeiro de 2019. Em seguida vêm os titulares da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, com seis condecorações cada. O ex-ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli também já foi condecorado.
Filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi homenageado três vezes em 2019. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) recebeu a Ordem do Mérito Naval em maio de 2019. Além dele, o deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia do Rio, recebeu honras em fevereiro deste ano, pelo Exército.
As Forças Armadas condecoraram ainda os empresários Carlos Wizard Martins, e Raimundo Nonato Brasil, sócio da VTCLog. Os dois foram homenageados com a Medalha Exército Brasileiro em 2020. Jair Bolsonaro recebeu três medalhas depois de empossado: as Ordens do Mérito Aeronáutico, Militar e da Defesa. Chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro, Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa já foi homenageado cinco vezes pelas Forças desde 2019. O assessor especial Max Guilherme Machado de Moura, recebeu cinco honrarias.
RESUMO DA ÓPERA – Geralmente, honrarias são concedidas em razão de feitos ou defesa de causas que enaltecem a sociedade, uma cidade, um estado ou um País. É de se estranhar os critérios usados pelas Forças Armadas para justificar as honrarias nesse período. Quem acompanha o momento recente do Brasil, tem clareza da situação complicada do País e da vida difícil para os brasileiros, produzidas pelo atual governo, seus ministros e seus apoiadores.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo
Compartilhe no WhatsApp
Comments