Como era de esperar há algum tempo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, elevou o tom contra os discursos do presidente Jair Bolsonaro no feriado de 7 de Setembro.
O pronunciamento aconteceu na tarde desta quarta (8), quando afirmou que “ninguém fechará” a Corte e que o desprezo a decisões judiciais por parte de chefe de qualquer poder configura crime de responsabilidade, referência a fala de Bolsonaro, de que não mais cumpriria decisões do ministro Alexandre de Moraes.
“Nós, magistrados, ministras e ministros, sabemos que visões diferentes é um pressuposto da democracia. O STF jamais se negará ao aprimoramento institucional, mas a crítica não se confunde nem se adequa na descredibilização, tal como vem sendo difundida pelo chefe da nação. Ofender a honra dos ministros, propagar discurso de ódio contra o STF, incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas intoleráveis e ilícitas”, disse o ministro.
Enfático, Fux afirmou: “O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”.
Assista o vídeo com a íntegra do discurso do ministro.
Com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments