DestaquesGeral

Preocupa a baixa procura da população pela vacina contra dengue

0
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

O negacionismo e as teses contra vacina na época da pandemia de Covid-19 continua prejudicando a luta de combate à dengue. A vacina contra a doença no Brasil registra pouca procura, isso um ano após o início da imunização no Sistema Único de Saúde (SUS). Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde, mostram que somente 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Mesmo sendo distribuídas 6.370.966 doses no País.

Isso é preocupante, pois segundo a pasta, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O esquema vacinal utilizado pelo Ministério da Saúde é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Em janeiro do ano passado, 521 municípios foram selecionados para iniciar a imunização contra a dengue na rede pública. Os municípios fazem parte de 37 regiões de saúde classificadas como endêmicas para a enfermidade.

Para a distribuição, foram seguidos critérios como municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e maior predominância do sorotipo 2. Atualmente as regiões de saúde selecionadas seguem critérios a exemplo de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Lula venceria todos adversários na disputa presidencial, mostra pesquisa

Previous article

“Não há estado rico com cidade pobre”, diz Lula a prefeitos do Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *