As prefeituras e as secretarias de saúde de devem ficar atentas para o prazo final de resposta ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O levantamento estará disponível até o dia 31 de julho. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, cerca de 2.301 UBSs não responderam o questionário. Basta acessar o sistema e-Gestor AQUI https://egestoraps.saude.gov.br/ e preencher as perguntas do questionário, que são transmitidas a um respondente por UBS, em conjunto com sua equipe.
O Ministério lembra que o censo da UBS é uma pesquisa conduzida junto com o Conass, Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBSs em todo o país. Ela identifica as prioridades para cada investimentos no SUS e as demandas dos trabalhadores em cada uma dessas unidades: insumos, infraestrutura, equipamentos e oferta de serviços ou ações.
“O censo tem o objetivo de identificar os gargalos, as insuficiências relacionadas ao acesso com vistas a garantir a qualidade, os atributos e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, realizar diagnóstico da infraestrutura, estimular a cultura da avaliação e gerar dados para fundamentar a estratégia de alocação do custeio”, afirma Jérzey Timóteo, secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps).
com informações do Ministério da Saúde
Compartilhe no WhatsApp
Comments