Para cumprir a recomendação do Ministério Público Estadual (MP-BA), a Prefeitura de Itabuna iniciou o planejamento de ações integradas das secretarias municipais de Infraestrutura de Urbanismo (SIURB) e de Indústria e Comércio Emprego e Renda (SICER), para ordenar as atividades comerciais no Centro da cidade. O encontro reuniu fiscais, os secretários Sônia Fontes e José Raimundo Araújo, além do chefe do Departamento de Controle do Solo de Uso Urbano (DCOUS), Joaquim Rodrigues Filho, e o assessor de Planejamento, Afonso Dantas.
“Estabelecemos um novo modelo de governança entre as secretarias. Vamos nos unir aos diversos departamentos e setores da Prefeitura para ampliar a produtividade da fiscalização e principalmente ajudar a cidade. Então, as secretarias de Indústria e Comércio e de Infraestrutura e Urbanismo vão trabalhar conjuntamente para um melhor desenvolvimento urbano, visual, e de ordenamento do uso do solo”, afirma a secretária de Planejamento, Sônia Fontes.
A reunião discutiu algumas prioridades e como maximizar o trabalho de fiscalização, principalmente da organização das atividades do comércio formal e dos vendedores ambulantes que brevemente serão relocados. A medida atende à recomendação do MP-BA, feita no ano passado. Inicialmente, os fiscais da SIURB vão vistoriar a Avenida do Cinquentenário, onde farão um diagnóstico para que possam repassar as demandas para as outras secretarias envolvidas na força de apoio. Às secretarias de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Transportes e Trânsito (SETTRAN), caberá apresentar soluções nas suas respectivas áreas.
QUALIDADE DE VIDA
“O núcleo comercial urbano de Itabuna abriga significativa parcela das empresas comerciais e prestadoras de serviços, a maior parcela de empregados com carteira assinada e três mil veículos estacionados de forma desordenada diariamente. Cerca de 80% da população visita esta área ao menos três vezes por semana. Por isso, precisa contar com as ações da Prefeitura para sua organização, fluidez do tráfego e bem-estar dos consumidores”, afirmou José Raimundo Araújo.
Segundo o gestor, com esses dados, o prefeito Augusto Castro (PSD) solicitou medidas administrativas que possibilitem melhor qualidade de vida da população. “Para que isso ocorra, foram estabelecidas no encontro de ontem na SIURB ações com foco no desenvolvimento social e econômico de Itabuna. Nossas principais atividades econômicas são comércio e serviços. Por isso, precisamos zelar, também do centro urbano da cidade”, afirmou.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments