Após dois turistas cariocas terem xingado uma baiana no Pelourinho de preguiçosa, macumbeira, além de sugerir que ela cometeria um furto, a prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira, 17, o “Guia para não ser um turista babaca”.
Os turistas proferiram ofensas pessoais e religiosas contra uma baiana de acarajé em vídeo postado nas redes sociais. A gravação foi feita neste feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, no bairro do Pelourinho, em Salvador.
“Aquela baiana ali, ela não tem cara de macumbeira?”, pergunta um dos indivíduos, identificado como Ludvick Rego. “Ela é o que, irmã? Preguiçosa, vai roubar o seu axé”, diz o outro rapaz rindo. “Ela vai roubar o meu colar para ela”, completa Ludvick.
No vídeo, a mulher aparece do outro lado da rua, sentada em uma calçada. Aparentemente, a baiana não pareceu perceber que estava sendo filmada pelos turistas.
O vídeo repercutiu negativamente nas redes sociais da dupla. Nos comentários de fotos, diversas pessoas repudiaram as falas publicadas nos stories.
“Esses ridículos vêm a nossa terra, são bem recebidos, provam os nossos quitutes e ainda falam mal da nossa historicidade cultural, fruto do preconceito estrutural e ignorância tão peculiares daqueles que se acham raças superiores… Mais uma vez , ridículos e mal educados”, criticou uma internauta.
Na legislação brasileira, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
Com informações do A Tarde
Compartilhe no WhatsApp
Comments