A Coordenação do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, executa diariamente uma atividade de combate aos roedores para a prevenção à Leptospirose. O objetivo é aproveitar o verão para diminuir a população de ratos na cidade, depois de um longo período chuvoso.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, até agora já foram atendidos os bairros Conceição (Rua João Teles e transversais), Santa Clara, Jaçanã e ruas da Bananeira e de Palha (Maria Matos). Nestas localidades foram identificados sinais de roedores em maior quantidade, como tocas e fezes.
Segundo a Prefeitura, apenas na área da Bananeira foram 1.232 iscas enquanto no Bairro Jaçanã 690. Já na Rua de Palha foram usadas 578 iscas e 290 no Bairro Santa Clara. O bairro com menor incidência de roedores foi Conceição.
Lucimar destaca que uma pessoa com leptospirose pode apresentar sintomas de: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dores de cabeça e muscular, cansaço e calafrios. A recomendação para evitar a presença dos roedores nos domicílios é sempre descartar o lixo na porta de casa, pouco antes da coleta diária, fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés, principalmente nos quintais.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments