Com 91% dos dados referentes ao Censo 2022 de Itabuna concluídos , o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Itabuna lançam um alerta para que participarem da pesquisa os itabunenses que ainda não receberam os recenseadores em seu domicílio. Durante encontro na manhã desta quinta-feira (22), na sede do IBGE.
Segundo a Prefeitura, o Censo foi iniciado em 1º de agosto passado e agora a previsão é de que somente seja concluído no final de janeiro de 2023. De acordo com o IBGE, as principais dificuldades vivenciadas pelos recenseadores durante a coleta dos dados estão relacionadas às recusas, seguida de ausências dos moradores, dificuldade de acesso e segurança.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que representou no encontro o prefeito Augusto Castro, avalia com preocupação o cenário de recusas de algumas pessoas em receber os recenseadores. “Sabemos que ainda serão apresentados os dados finais, mas infelizmente o que foi apresentado nos preocupa”.
Segundo o Coordenador Censitário do IBGE, Marcos Breno Almeida dos Santos, a maioria das recusas tem ocorrido em imóveis e condomínios residenciais de luxo, localizados no centro da cidade. Marcos informa que a partir de janeiro, em data ainda a ser definida, o telefone de serviço 137 será colocado à disposição da população que ainda não participou do Censo 2022.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments