A crescente chegada de refugiados à cidade, incluindo imigrantes venezuelanos, motivou a Prefeitura de Itabuna a estabelecer um Comitê Intersetorial para o Acolhimento de Imigrantes, envolvendo diversas secretarias e órgãos municipais.
De acordo com Josué Brandão Júnior, o titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a chegada dos migrantes venezuelanos fez com que houvesse uma coordenação entre as secretarias de Governo, Gestão e Inovação, Saúde, Educação, Segurança e Ordem Pública e Fazenda e Orçamento.
Ele explicou: “Precisamos estar preparados para lidar com questões humanitárias como essa. O Comitê Intersetorial tem como objetivo propor ações e estratégias coletivas para acolher os refugiados em nosso município, garantindo um acolhimento humano e digno”.
Desde que chegaram à Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva no dia 5 deste mês, um grupo de aproximadamente 60 migrantes indígenas venezuelanos foi recebido pela Prefeitura, que providenciou um abrigo para acomodá-los. Além disso, a SEMPS mobilizou a Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e a Defensoria Pública da União (DPU), bem como o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em Brasília, para informar sobre a presença desse grupo em Itabuna.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments