A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, reforça a importância de cuidados no consumo de água proveniente de cisternas, poços e da chuva. O objetivo é prevenir doenças como cólera, hepatite B, febre tifoide e enfermidades parasitárias, a supervisora Alana Matos destaca que a qualidade da água é monitorada regularmente, com coletas realizadas em fontes alternativas e no abastecimento fornecido pela EMASA, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua).
Segundo a engenheira ambiental, é essencial verificar a aparência da água antes do consumo, se estiver turva, com lama, cheiro ou cor anormal, deve ser filtrada com filtro doméstico, coador ou pano limpo e, em seguida, fervida. A supervisora também orienta que pessoas com sintomas relacionados ao consumo de água contaminada procurem imediatamente uma unidade de saúde ou hospital em casos mais graves.
As coletas de amostras são realizadas duas vezes por semana e enviadas ao Laboratório de Vigilância e Qualidade da Água (LVQA), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), para análise. O trabalho é coordenado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), vinculado à SESAB.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments