A prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, lançou o Programa Família Acolhedora, voltado para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Gerenciado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), o projeto conta com o apoio de famílias voluntárias, capacitadas para fornecer proteção e cuidados a esses jovens.
O programa atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos, e pode ser estendido até 21 anos para jovens da rede de acolhimento. No caso de crianças e adolescentes com deficiência (PCD), não há limite de idade. Segundo o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, as famílias acolhedoras atuam voluntariamente, mas receberão uma bolsa auxílio para ajudar nas despesas com o acolhido.
Antes de participar do programa, as famílias passarão por uma avaliação e um curso de formação oferecido pela equipe multidisciplinar do projeto. Durante o processo de acolhimento, as famílias serão acompanhadas por profissionais que as orientarão na recepção e cuidado das crianças, até que os menores possam retornar às suas famílias de origem ou serem encaminhados para adoção.
O lançamento do programa contou com a presença da juíza Sandra Magali, titular da Vara da Infância e Juventude, da secretária Patrícia Behrmann (SPS), do presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Victor Kruschewsky, além de representantes das equipes técnicas de assistência social e do Conselho Tutelar. Mais informações sobre o Programa Família Acolhedora podem ser obtidas através do telefone (73) 3234-3429.
Com informações da Prefeitura
(Foto divulgação)
Compartilhe no WhatsApp
Comments