Para preparar bem a Festa de Iemanjá em Ilhéus, no dia 2 de fevereiro, no bairro Malhado, a Prefeitura começou a discutir com representantes de terreiros de candomblé do município a programação e ações do evento.
Realizada nesta terça (10), no Centro Administrativo da Conquista, a reunião envolveu o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão; o superintendente de Comunicação, Emenson Silva; o secretário de Cultura, Geraldo Magela; a superintendente de Relações Institucionais e Comunitárias, Carla Serafim; o administrador do Museu do Mar e da Mata, Gilsonei Rodrigues; a Mameto Cíntia, representando os terreiros Sultão das Matas e Ogunjá Tolozenzi; e Tateto Toninho, do Terreiro Ilê Axé Ballomi.
Segundo a comissão organizadora, as ações envolvem manifestações culturais e cortejo para a entrega de oferendas. A festa integra o calendário turístico, sendo umas das ações que visam fomentar a cultura local e praticar o respeito, especialmente às raízes africanas.
O evento recebe todo apoio do Município, na infraestrutura, saúde, segurança e fiscalização. “A Prefeitura disponibiliza toda a estrutura montada, com banheiros químicos, limpeza do local, toldos, transporte e iluminação. Essa parceria é muito importante, porque somente os terreiros juntos não têm condições de realizar um evento desse”, destacou Tateto Toninho.
SIMBOLISMO
A festa de Iemanjá é maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, aguardada pela população e turistas de diversas partes do Brasil. Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar”, é um orixá africano feminino e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments