A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a pesagem do Programa Bolsa Família/Auxílio Brasil é realizada semestralmente no posto de saúde mais próximo da casa do beneficiário.
Ressalta-se que as mulheres e crianças que já foram pesadas entre julho e dezembro deste ano não precisam realizar o procedimento novamente. No final do semestre, o Ministério da Cidadania envia mensagem ao beneficiário informando a necessidade de atualização do acompanhamento.
A Prefeitura monta um fluxo específico nas unidades para realização da pesagem, fato que não tem ligação com o atendimento de saúde prestado na cidade.
As pessoas que não foram pesadas ainda podem se dirigir à unidade para cumprir a condicionalidade de saúde, porém muitos usuários já realizaram o procedimento e insistem em comparecer às unidades sem necessidade. No posto de saúde de Olivença, por exemplo, os profissionais atendem mais de 150 famílias nos dias destinados à realização da pesagem.
Segundo a Prefeitura, a ação é obrigatória e deve ser realizada para as crianças integrantes de famílias assistidas pelo programa. Os beneficiários devem comparecer ao posto de saúde munidos do cartão do SUS e do benefício (Cartão do Benefício Auxílio Brasil/ Cartão Cidadão), comprovante de endereço, RG do responsável familiar, além da carteira de vacinação de crianças para atualização e controle de pré-natal para gestantes.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments