DestaquesPolítica

Prefeitos debatem encerramento de mandato em evento do TCM

0

Com as proximidades das eleições, os prefeitos precisam deixar bem as contas públicas de seus município no final dos seus mandatos. Preocupado com isso, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) realizou, nesta segunda (12), o Encontro Técnico “Encerramento de Mandato” para gestores municipais. Na abertura, a presença do coordenador Jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wal Goulart, que representou o presidente da entidade.

Segundo o conselheiro Nelson Pellegrino, o objetivo do evento é orientar os procedimentos que devem ser adotados ao final do exercício, observando aspectos orçamentário, financeiro e patrimonial. “Uma série de providências precisam ser adotadas para que no encerramento de prefeitos e presidentes de Câmaras as prestações de contas estejam em consonância com a legislação de regência da matéria”, afirmou.

Wal Goulart destacou a importância da iniciativa. “Nós, que trabalhamos diretamente com os municípios, sabemos dessa dificuldade e do clamor dos técnicos por orientação, principalmente nesta parte de formalização, de ter essa clareza de qual documento deve ser inserido e a forma como deve ser inserido. Isso facilita tanto a vida do controle interno quanto do controle externo”, resumiu.

TEMAS IMPORTANTES

Participaram da capacitação prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, controladores internos, equipe de apoio das controladorias e servidores municipais.

Os participantes discutiram temas como procedimentos administrativos que devem ser adotados no encerramento do mandato; interação entre o controle interno e externo no último ano do mandato; e as vedações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Eleitoral. Em breve o TCM lançará uma cartilha com a orientação mais detalhada aos municípios sobre o encerramento de mandato.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Farmácia Popular tem orçamento em 2024 maior que anos anteriores

Previous article

Uesc inicia segundo semestre letivo debatendo cultura digital

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *