DestaquesPolítica

Prefeitos baianos em Brasília para Marcha em Defesa dos Municípios

0
Foto: Secom Presidência

Liderados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), mais 1.100 participantes, entre prefeitas, prefeitos, vereadores e secretários municipais, desembarcam, nesta segunda (19), em Brasília. É a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que segue até a próxima quinta (22).

A PEC66/2023 é a principal demanda a ser apresentada pelos gestores ao governo federal e ao Congresso Nacional. A proposta amplia o prazo para parcelamentos da dívida previdenciária dos municípios e cria um novo regime de pagamento de precatórios com limitador de receita. Para os prefeitos, a medida é urgente para restaurar a saúde financeira das cidades, que sofrem frequentes bloqueios de receitas para quitação de débitos.

“Estamos com muita esperança na aprovação da PEC, que deve acontecer nesses 40, 45 dias. Essa é a nossa principal necessidade porque os municípios não suportam mais, estão sofrendo com bloqueios e impossibilitados de investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura. O orçamento dos municípios está comprometido em grande parte com o pagamento de dívida”, diz o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

OUTRAS DEMANDAS

Também está entre as pautas da UPB o PLP 51/2021, que institui o Regime Especial de Contribuição Patronal Previdenciária dos Municípios (conhecido como SIMPLES Municipal). Ele prevê alíquotas do INSS progressivas de acordo com a receita líquida per capita de cada município. E tem a PEC 5/2025, que fixa uma alíquota única para as contribuições à seguridade social dos municípios, incidindo sobre a folha de pagamento, conforme previsto no artigo 195 da Constituição Federal.

A Marcha é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da UPB e outras associações municipalistas estaduais. O evento será aberto oficialmente nesta terça (20), com a presença do presidente Lula (PT) e os presidentes da Câmara Federal, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de líderes partidários.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Defesa Civil atua após desabamento de muro no IME em Ilhéus

Previous article

Eduardo Bolsonaro vira chacota após fotos “sofrendo” nos EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *