DestaquesPolítica

Prefeitos baianos e conselheiros do TCM debatem transição de mandato

0
Foto: Danilo Gabriel

Nesta terça (26), prefeitos baianos e conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) constataram que a transição de mandato eficiente assegura o bom funcionamento da gestão pública e a continuidade administrativa. O evento foi promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que promoveu o UPB Capacita no auditório da entidade, no CAB.

“Até março [2025] vamos continuar juntos fazendo um trabalho diferenciado para acolher e capacitar o máximo possível de prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia. Até porque nós queremos, cada vez mais, construir um estado forte com independência das instituições, mas naturalmente com parceria, fortalecendo a democracia do nosso pais”, disse o presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho. .

Segundo o presidente do TCM-BA, o Francisco Netto, a transição de mandato é um processo essencial para a continuidade administrativa e para o fortalecimento da democracia. “Trata-se de um momento em que as informações de governo, os recursos públicos e os projetos em andamento são devidamente repassados, garantindo que a máquina administrativa continue funcionando em benefício da população”, enfatizou.

O diretor-geral da Escola de Contas do TCM, Nelson Pellegrino, destacou a importância do evento. “Era muito comum os prefeitos, quando terminavam a gestão não davam as informações para o seu sucessor. Então, tudo isso é fundamental. Não só deixar as informações corretamente, como deixar registrado. Nós temos uma resolução do Tribunal que estabelece a obrigatoriedade de fazer a transição e há um regulamento minudente de como a transição tem que ser feita, pode ser inclusive um motivo de rejeição de contas daqueles que não disponibilizam as informações”, afirmou.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

FGTS teve prejuízo de R$ 2 bilhões com programa do governo Bolsonaro

Previous article

Fogo em apartamento assusta moradores de condomínio em Ilhéus; vídeo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *