Terminou, nesta quinta (30), no Centro de Convenções Salvador, o 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). No último de debates, nossos gestores trataram do desenvolvimento inclusivo e sustentável, painel mediado pelo presidente da entidade, Quinho Tigre (PSD).
Ele detalhou o case de sucesso de eficiência energética de Belo Campo, que ele governou até dezembro de 2024. “Belo Campo está se tornando a única cidade do interior do Brasil a ter 100% do parque de iluminação pública com energia limpa. Uma economia de aproximadamente R$5 milhões nos próximos cinco anos”, explicou, informando que o projeto foi viabilizado em parceria com a Desenbahia.
Quinho também falou sobre a regularidade fiscal para melhorar a capacidade de pagamento e endividamento da prefeitura. “Muitos gestores falam que é muito burocrático ou que não tem certidão de INSS. Vocês não conseguirão parcerias se tiverem irregularidade fiscal. Resolver vale a pena demais porque vocês têm oportunidade de contratar com os governos federal e estadual ou bancos públicos”, disse.
FINANCIAMENTOS DO ESTADO E UNIÃO
O presidente da Desenbahia, Paulo Costa, falou sobre o processo de financiamento de obras de infraestrutura. Elaboração do projeto, aprovação legislativa, análise da instituição para verificar se a obra tem consistência e os orçamentos estão razoáveis e aprovações internas estão entre as fases do processo de financiamento.
Representando o governo Lula, a secretária adjunta de Gestão e Inovação, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Kathyana Dantas, mostrou as fontes de financiamentos para os municípios, os sistemas do MGI, cursos gratuitos, redes colaborativas e o Programa Nacional de Gestão e Inovação. “Não adianta nada a gente passar recurso federal para vocês e não ajudá-los a executar. Eu preciso que o recurso vire política pública para a população”, afirmou.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments