DestaquesPolítica

Prefeitos baianos debatem desenvolvimento inclusivo e sustentável

0
Presidente da UPB, Quinho, fala aos gestores baianos. Foto: Ascom da UPB

Terminou, nesta quinta (30), no Centro de Convenções Salvador, o 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB). No último de debates, nossos gestores trataram do desenvolvimento inclusivo e sustentável, painel mediado pelo presidente da entidade, Quinho Tigre (PSD).

Ele detalhou o case de sucesso de eficiência energética de Belo Campo, que ele governou até dezembro de 2024. “Belo Campo está se tornando a única cidade do interior do Brasil a ter 100% do parque de iluminação pública com energia limpa. Uma economia de aproximadamente R$5 milhões nos próximos cinco anos”, explicou, informando que o projeto foi viabilizado em parceria com a Desenbahia.

Quinho também falou sobre a regularidade fiscal para melhorar a capacidade de pagamento e endividamento da prefeitura. “Muitos gestores falam que é muito burocrático ou que não tem certidão de INSS. Vocês não conseguirão parcerias se tiverem irregularidade fiscal. Resolver vale a pena demais porque vocês têm oportunidade de contratar com os governos federal e estadual ou bancos públicos”, disse.

FINANCIAMENTOS DO ESTADO E UNIÃO

O presidente da Desenbahia, Paulo Costa, falou sobre o processo de financiamento de obras de infraestrutura. Elaboração do projeto, aprovação legislativa, análise da instituição para verificar se a obra tem consistência e os orçamentos estão razoáveis e aprovações internas estão entre as fases do processo de financiamento.

Representando o governo Lula, a secretária adjunta de Gestão e Inovação, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Kathyana Dantas, mostrou as fontes de financiamentos para os municípios, os sistemas do MGI, cursos gratuitos, redes colaborativas e o Programa Nacional de Gestão e Inovação. “Não adianta nada a gente passar recurso federal para vocês e não ajudá-los a executar. Eu preciso que o recurso vire política pública para a população”, afirmou.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Gás de cozinha sofrerá ajustes na Bahia

Previous article

Alerta para golpe do falso concurso do Banco do Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *