O último dia 5 foi especial para Itabuna. Na Catedral de São José, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Augusto Castro (PSD) prestigiaram a cerimônia de posse do novo Bispo da cidade, Dom Jailton de Oliveira Lino. O ato teve a presença de outras autoridades religiosas e civis, além de fiéis.
Dom Jailton sucedeu Dom Carlos Alberto dos Santos, após ser nomeado pelo Papa Francisco. Ele tem o compromisso de continuar o trabalho pastoral e fortalecer a presença da Igreja na vida social e comunitária da região.
Jerônimo Rodrigues ressaltou a relevância da missão de Dom Jailton “para a vida espiritual da comunidade e reafirmou a parceria do Estado no fortalecimento das ações que promovem dignidade, paz e inclusão social”.
Em seu prefil no Instagram, Augusto Castro destacou o momento de profunda fé e renovação espiritual para a comunidade. “A honrosa presença do governador Jerônimo Rodrigues fortalece ainda mais esse instante de união e esperança. Que Deus abençoe essa nova caminhada de Dom Jailton à frente da nossa Diocese”, postou.
TRAJETÓRIA
Dom Jailton de Oliveira Lino nasceu em Feira de Santana e se tornou um religioso com vasta formação acadêmica e experiência pastoral. Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1988 pela Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (PSDP).
Em sua trajetória, exerceu importantes funções de liderança na Congregação, incluindo vice-provincial, mestre dos noviços, delegado-provincial e ecônomo provincial em Porto Alegre (RS). Em 2018, foi ordenado bispo no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS), e tomou posse como Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no dia 9 de fevereiro do mesmo ano.
com informações da Secom-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments