Definir estratégias de combate à criminalidade e apoio necessário às polícias Civil e Militar em Itabuna foram as principais conclusões do encontro entre o prefeito Augusto Castro (PSD) e autoridades da segurança pública.
O debate nesta terça (14) partiu de casos acontecidos nas sexta-feira passada, quando uma viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) foi atacada por bandidos em um condomínio e com a apreensão de grande quantidade de drogas. Para mudar o foco, três veículos foram incendiados em diferentes pontos da periferia.
“A segurança pública é um tema que preocupa as autoridades da área de segurança, a Administração municipal e a população como um todo. Por isso, precisamos unir a sociedade. Reunimos as forças de segurança, com o apoio da Guarda Civil Municipal, para definir ações efetivas nas principais localidades onde estão sendo registrados casos de violência e criminalidade”, frisou o prefeito, afirmando que o município contará com um sistema de videomonitoramento, num projeto com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
Segundo o comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes, o episódio foi um fato isolado, embora reconhecesse que trata-se de uma situação delicada por envolver moradias populares. Ele citou que o conjunto habitacional encontra-se ao lado de outro ponto delicado que é o Conjunto Penal de Itabuna.
O juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itabuna, Antônio Carlos Maldonado, destacou que foi importante a troca de informações, que auxiliarão nas estratégias de combate à criminalidade. O magistrado lembrou que ações processuais produziram a redução da população carcerária com medidas previstas na Lei de Execuções Penais.
Participaram ainda a delegada de Polícia Civil Magda Figueiredo; o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome; o subcomandante da CIPE Cacaueira, Capitão PM Gérson Barbosa Júnior; o presidente da CDL, Carlos Veloso Leahy; os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, de Relações Institucionais, José Alcântara Pellegrini, de Transportes e Trânsito, Tales Silva, e o superintendente da Agência de Regulação de Serviços Públicos, Humberto Matos.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments