Presente na inauguração do Centro de Educação Ambiental da CVR Costa do Cacau, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou a importância da capacitação e da valorização dos profissionais que antes atuavam como catadores de resíduos sólidos no lixão da cidade, fechado pela Prefeitura em maio de 2021. “O fim do lixão e a destinação correta de resíduos foi um avanço na história de Itabuna” afirmou o prefeito.
A prefeitura direcionou esforços para a implantação de iniciativas sociais relacionadas ao meio ambiente a fim de reduzir os impactos ambientais e inspirar o empreendedorismo ambiental. Dentre elas estão: a capacitação dos catadores de resíduos, que passaram a agentes ambientais certificados, triagem e coleta seletiva de resíduos e instalações de ecopontos.
“Com isso reduzimos os impactos ambientais, valorizamos os catadores e possibilitamos a atração de novos empreendimentos no município que pela sua localização estratégica será pólo de logística a partir da implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste”, disse Castro.
Para o secretário de Governo e coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, a vida digna e a valorização dos agentes ambientais é um processo revolucionário. Também destacou a parceria com a CVR, Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments