A tradicional Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios acontecerá entre 19 e 22 de maio, mas a União dos Municípios da Bahia (UPB) está reforçando o chamado a prefeitos e prefeitas baianos para o evento. A iniciativa busca fortalecer a pauta dos municípios no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal. A expectativa é de reunir mais de 11 mil participantes.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, ressalta a importância da presença dos gestores e aposta em uma comitiva recorde para representar a Bahia. “Nós queremos chegar com mais de 400 prefeitos e prefeitas. Essa Marcha é de uma importância muito grande, e quero aproveitar para agradecer todo o apoio que a CNM tem dado à UPB. Vamos chegar juntos com um objetivo maior, que é a aprovação da PEC 66 e o avanço das pautas municipalistas”, destacou.
Durante o encontro em Brasília, os prefeitos discutirão os principais desafios da gestão local: comprometimento de 40% do orçamento com saúde e educação e a responsabilidade de garantir a execução de programas federais, colocando mais dificuldades financeiras para as prefeituras.
Neste ano, as prioridades são a PEC 66/2023 (da sustentabilidade fiscal); o direito das prefeituras de proporem ações diretas de inconstitucionalidade (ADI e ADC); e a atualização dos repasses federais. Segundo a UPB e a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), para garantir avanços será necessária forte articulação com o Congresso, incluindo o bloqueio de propostas que impactem negativamente os orçamentos locais.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments