Um levantamento junto a Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que o preço-médio do diesel ultrapassou a gasolina, em julho, pela primeira vez em dez anos. Na Bahia, o valor do combustível alcançou os R$ 7,538, enquanto a gasolina registrou R$ 6,504.
Segundo o dirigente do Sindicombustíveis-BA, Marcelo Travassos, o diesel vem sofrendo, principalmente, com a grande demanda pelo produto, que tem uma grande busca desde o início do confronto entre Rússia e Ucrânia.
“Com o início da guerra, os russos reduziram significativamente a venda do gás natural para alguns países. Assim a Europa, com a ausência desse produto, buscou pelo Biodiesel para poder gerar energia nas fábricas e lares, aumentando substancialmente os preços do diesel”, explicou.
Além disso, o secretário afirmou que, com a evolução do diesel para uma mercadoria mais sustentável, o seu custo de refino acabou se equiparando com o da gasolina. Hoje, o diesel possui dois tipos no Brasil, o S500 e o S10, que emitem uma quantidade menor de enxofre.
“O produto comercializado hoje não é mais óleo, ele é um biodiesel. Esse diesel no mundo todo foi refinado de uma outra forma e hoje esse produto possui um refino muito próximo da gasolina. Ele sofreu modificações e modernizações para se adequar a esse plano de controle ambiental”, frisou.
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments