Segundo as leis atuais, informadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para políticos mudarem de partido começa na próxima quinta (3/3) sem o risco de perder seus mandatos. Quem quiser mudar para a disputa eleitoral de outubro, terá até o dia 1° de abril.
Dados do TSE mostram que 39 deputados já deixaram a legenda pela qual foram eleitos em 2018. O número é bem menor comparado com a legislatura passada, quando 117 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 24 de fevereiro de 2018).
Especialista trabalham com a expectativa de que as trocas alterem a composição das bancadas na Câmara dos Deputados. O partido União Brasil, resultante da fusão do PSL com o DEM, tem hoje a maior bancada, com 81 integrantes. Antes da fusão, o PSL tinha era o maior na Câmara, com 55 deputados. Em seguida, aparece o PT, com 53 deputados.
Nas eleições de 2018, 30 partidos elegeram representantes para a Câmara Federal. Com a fusão recente e outras incorporações e trocas de legenda, o número de siglas caiu para 23.
Com informações do TSE
Compartilhe no WhatsApp
Comments