Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelam que o total de testes positivos de Covid-19 aumentou expressivamente nesta última semana. Considerando números de 3 mil estabelecimentos no país, a entidade verifica uma “aceleração rápida na taxa de positivos nos 3 últimos dias”, segundo dados da plataforma ClinicaRx.
Antes do Natal, no dia 22, foram realizados 22.126 testes, sendo que 3.090 deram positivo, o que representa 14% do total. Agora, segundo o dado mais recente disponível, que é de quarta-feira (29), foram 25.998 testes realizados, sendo 5.334 positivos, o que representa 20,5% do total.
Na visão do CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, os dados representam uma amostra relevante e capaz de sinalizar qual é a atual tendência da pandemia no Brasil.”A gente começa a enxergar o tsunami”, disse, repetindo a expressão citada pelo chefe da Organização Mundial da Saúde.
Barreto diz que o índice de positivos verificado já começa a se aproximar do pico de casos que as farmácias registraram em março deste ano, quando tiveram recorde de 27% de positivos. “Infelizmente estamos em uma rampa de subida”, analisa Barreto. Os números da entidade ganham ainda mais relevância diante do apagão de dados do Ministério da Saúde
SURTO DE GRIPE
A Abraframa havia sinalizado o aumento expressivo pela procura por testes de Covid-19. A alta foi de 44% entre o fim de novembro e a semana anterior ao Natal. De 29 de novembro a 5 de dezembro, foram feitos 95.674 testes. Após 15 dias, na semana de 13 a 19 de dezembro, foram contabilizados 137.618 testes.
Segundo a entidade, a explosão pela procura nos testes ocorreu por causa do surto de gripe provocado pela influenza. Os testes buscados são os chamados “rápidos”: o sorológico e PCR-LAMP de acordo com a associação.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments