Já se vão seis meses e o Ministério da Saúde não resolveu o desabastecimento, falhas e insuficiências na entrega de medicamentos à Bahia. Com isso, o estado está com estoque zerado de, pelo menos, 19 fármacos que compõem o Componente Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica.
Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), há seis meses a ausência de entregas ficou pior. Desde dezembro passado, a pasta já havia notificado o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal (MPF) sobre o problema.
A relação dos medicamentos inclui drogas indicadas para pacientes oncológicos, com esquizofrenia, esclerose sistêmica e múltipla, tuberculose, fibrose cística e pacientes imunossuprimidos. A Sesab ressalta que a maioria deles não pode ser substituída.
De acordo ainda com a secretaria, a desassistência atinge também os pacientes com diabetes Diabetes mellitus e dependentes de insulina do tipo glulisina na Bahia. Em julho os estoques do hormônio na Bahia chegaram a ficar zerados. Os pacientes com esse tipo de Diabetes começaram o mês de setembro sem a certeza e nem previsão de recebimento das canetas de insulina.
Com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments