DestaquesGeral

População em extrema pobreza no Brasil diminui 40%, diz pesquisa

0
Foto: Brasil de Fato

Os bons resultados da economia e as políticas sociais retomadas pelo governo Lula (PT), especialmente o Bolsa Família, seguem melhorando a vida de milhões de brasileiros. É o que mostra a pesquisa do Observatório Brasileiro das Desigualdades, divulgada nesta terça (27): a população em extrema pobreza reduziu 40% em 2023, comparando com o ano anterior. O estudo considera pessoas nessa condição aquelas com rendimento mensal real domiciliar per capita menor ou igual a R$ 105, em 2022, e R$ 109, em 2023.

O destaque foi para a parcela de mulheres negras, que teve queda de 45,2%. Em relação às regiões, o Nordeste reduziu o percentual de pessoas em extrema pobreza de 4,7%, para 2,7%, entre em 2022 e 2023. Os dados consideram informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE.

RENDA E DESEMPREGO

Se é para celebrar esse feito, o Brasil precisa reverter muitas desigualdades, como a de renda, que segue em patamares elevados, segundo a pesquisa. O 1% mais rico tem rendimento médio mensal per capita mais de 31 vezes maior do que os 50% mais pobres.

Mesmo assim, outros dados apontam para melhora no cenário. Houve queda de 20% no desemprego e ganho real de 8,3% no rendimento médio de todas as fontes. As mulheres ganharam destaque, com ganho real de 9,6%. Enquanto isso, os homens tiveram acréscimo de 7,7%.

Mas, o Brasil ainda enfrenta grande disparidade salarial de gênero, segundo a pesquisa: a remuneração das mulheres é 27% menor que a dos homens. E também no recorte racial, onde pessoas negras têm rendimento médio mensal 41% menor do que as não negras. As mulheres negras recebem 57% a menos do que os homens não negros.

com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

UFSB deve instalar campus na cidade de Jequié

Previous article

Clima Tempo prevê chuva intensa em Ilhéus com alerta de deslizamentos e alagado

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *